In

CARA GENTE BRANCA VOCÊ PRECISA ASSISTIR!





 AVISO: CONTÉM SPOILERS AVISO: CONTÉM SPOILERS 





É evidente que as novas séries da Netflix estão com uma clara pretensão de abordar temas socialmente relevantes, Obras como 13 Reasons Why e Girl Boss são um claro exemplo disso. 

Dear White People  ou Cara Gente Branca é uma nova série da Netflix baseada em um filme do mesmo nome lançado em 2014. A série se passa em  Winchester nos Estados Unidos, uma universidade majoritariamente branca, os poucos os alunos negros se reúnem em uma organização para discutir sobre suas lutas. A serie aborda o cotidiano desses alunos e as denúncias feitas por meio de uma rádio acadêmica também chamada Cara Gente Branca. 

A serie é cheia de sarcasmo, diálogos e citações ao histórico da escravidão. O inicio da serie já começa com uma critica social relacionado ao preconceito racial, onde um grupo de alunos brancos organizam uma festa na qual os alunos fossem caracterizados como negros. Esse é o famoso blackface, quando há apropriação cultural para se caracterizar de negros de maneira exagerada. 



O quinto episodio é o ápice da série, pois escancara o abismo racial, semelhante à vida real. Dois amigos, um branco e um negro discutem na festa. O negro, Reggie (Marque Richardson) critica o branco por cantar uma música em que a palavra "nigga" - termo usado de maneira geralmente pejorativa para negros - aparece. Durante a discussão, a polícia é acionada, mas a diferença do tratamento é gritante. O policial pede apenas a identificação do negro e o questiona se ele realmente estuda na universidade com uma arma apontada para o negro. (Pra mim o Reggie é um dos mais fodas da série, sim ele é meu preferido rsrsrs)



Cara gente branca levanta debates sobre solidão da mulher negra, a pressão dentro e fora para ser um militante negro em específico, sobre relacionamentos inter-raciais, sobre o racismo institucional, sobre genocídio da população negra praticado por uma polícia racista, sobre gente branca que não escuta, que não se reconhece como racializado, que não se sente racista, porque beija negras ou negros, mas só os tem como fetiche, sobre apropriação cultural...

Uma das coisas mais legais de 'Cara gente Branca” é que ela vai fundo na construção de seus personagens e na demonstração da existência negra e de como ela é diversa.Cada episódio gira em torno de um personagem diferente. Desta forma, vemos diferentes vivências. Como cada um se enxerga, foi marcado pela experiências de vida (e não apenas de preconceito) e a forma particular de cada um se envolver com a causa negra, combater o racismo e lutar pelo seu espaço e seus direitos.

Cara gente branca, essa é minha indicação para vocês hoje só digo uma coisa apenas assistam essa série, tenho certeza que não vão se arrepender. 

Beijos

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário